Open top menu
quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

você está acostumado a ler um monte de coisa sobre música. Mas que tal ouvir 8 curiosidades sobre diversos estilos (ou ritmos como preferir falar) com certeza você saber de algumas coisas que não sabia antes!
 
1)Porque o Funk Carioca é Funk
http://www.doladodeca.com.br/v0/wp-content/uploads/2011/06/Baile-funk.jpgNos 70 o que mais se escutava nos morros cariocas era o "funky original",black e Shaft americano e ainda os cantores "soul" brasileiros da época e a partir deles foram criados "bailes funk" (como a gente vê na cena do filme "Cidade Deus").
Com o tempo os DJs foram misturando outros estilos (como o miami bass e o freestyle) e colocando "letras" em cima das batidas, o estilo era diferente mas mantiveram o nome de "Funk" (provavelmente porque as pessoas não iriam saber diferenciar o estilo com outro nome) e com tempo ficou sendo conhecido como "Funk Carioca".

2)Amplificando o rock
http://static.guim.co.uk/sys-images/Music/Pix/pictures/2012/4/5/1333627351584/Jim-Marshall-009.jpgEsse "velhinho" talvez você nunca tenha ouvido falar. Seu nome é James Marshall (o mesmo nome do guitarrista Jimi Hendrix) mas com certeza o som dele você já ouviu não importa o estilo de música que você curte. Jim Marshall é o pai dos amplificadoresMarshall que deram vida ao rock (usado por 90% dos guitarristas de todos os estilos). O fato curioso é quando Pete Townshend (guitarrista do The Who) o procurou pedindo para ele  fazer um novo "amplificador de guitarra com som alto" (pois antes disso a Marshall fazia amplifcadores para baixo)  Jim já um senhor idade poderia ter dito:pra quê esse volume todo?Por que vocês não tocam mais baixo? Mas pra sorte do rock Jim pesquisou,projetou, testou e fez exatamente o que o guitarrista pediu  e graças a ele que temos o "som do rock". 
3)O primeido disco de música eletrônica
http://25.media.tumblr.com/tumblr_m1q498p6gC1rq18y6o1_1280.jpgQuando o primeiro sintetizador saiu (criado músico/eletrônico Robert Moog) nem ele mesmo sabia o que fazer direito com o instrumento. Foi quando a compositora  Wendy Carlos (responsável pela trilha sonora o filme Laranja Mecânica) teve a brilhante idéia de usá-lo no seu novo disco: Switched-On Bach  (que foi isso numa época que só escutava rock n´roll) onde todos instrumentos de orquestra foram feitos com o sintetizador Moog e por isso considerado o primeiro disco de música eletrônica já feito.
 4)O bruxo do Rock
http://static.tvtropes.org/pmwiki/pub/images/Aleister_Crowley_1310.jpgSabe o que tem em comum  incluindo Jimmy PageAlan MooreBruce DickinsonOzzy OsbourneRaul Seixas,Marilyn MansonKenneth Anger e Celso Junior? Todos eles idolatram Aleister Crowley que foi um "mago" que fez experiência ocultas reverenciando  uso de bebidas, drogas  e sexo. Diz a lenda que sua mansão a beira do Lago Ness era possível ouvir os "gritos das mulheres" em suas sessões de magia mas Jimmy Page (o atual dono da mansão) disse que nunca ouviu nada.
O cantor e compositor brasileiro Raul Seixas foi um grande divulgador e seguidor da obra de Aleister Crowley. Suas principais canções sobre Crowley e a Thelema são "Sociedade Alternativa", "Novo Aeon", "Loteria de Babilônia" e "A Lei". Uma das principais e provavelmente a mais explicita referência musical é a canção "Mr. Crowley" do cantor britânico Ozzy Osbourne. "Mr. Crowley" foi lançada no álbum Blizzard of Ozz, de 1980.
 5)O efeito que nasceu por acidente
http://www.nndb.com/people/453/000023384/ike-turner.jpgQuem toca algum instrumento ou canta sabe que hoje em dia o que complementa o mesmo são os efeitos que deixam o som com mais "corpo". Porém o principal efeito da guitarra, no caso a distorção  nasceu devido a um  acidente.
A distorção que é a "alma" para poderosa harmonias e solos nasceu quando ike turner  gravando o sucessoRocket 88  notou que seu amplificador sofreu um "acidente" durante o transporte para o estúdio por causa do volume alto que estava tocando o som começou distorcer. Mas ao invés de consertar viu que as notas ficavam mais "sustentadas" e resolveu gravar assim mesmo. Depois disso começaram a fazer mais testes para "distorcer mais o som" desde saturar as válvulas a furar com "um lápis" os falantes de um amplificador!
 6)Perdeu os dedos e criou o heavy metal
http://gunshyassassin.com/wp-content/uploads/2013/05/iommi.jpgSe o Black Sabbath é o filho do heavy metal o pai é Tony Iommi seu guitarrista e por mais que fanáticos neguem o estilo nasceu devido a um acidente que aconteceu com o guitarrista. Tony era "músico de baile" e trabalhava numa fábrica lâminas e no último dia de trabalho (quando iria largar o emprego e viver de música) perdeu os dedos anelar e médio. Porém decidiu continuar tocando com proteses no lugar dos dedos perdidos. O problema é que para continuar tocando ele teve mudar a afinação da guitarra de Lá para Dó# além de usar cordas de banjos pois eram mais leves. O resultado que essa afinação com uma distorção e ainda a voz gutural de  Ozzy Osbourne nasceu o heavy metal que foi feito apenas em um dia!

 7)Um estilo sem identidade
Quando um cantor é de rock procura viver o que há no rock.Ele se tatua, usa drogas (as vezes não),monta banda, é rebelde e faz de tudo pra viver como um roqueiro. E é assim com os músicos de punk, reagge, funk, funk carioca, axé, samba, metal, etc...
http://www.portalpower.com.br/wp-content/uploads/2010/06/carrega_imagem.jpgPorém existe um estilo musical onde os cantores não tem "identidade nenhuma" e cantam coisas que nunca irão fazer. Se deu pra adivinhar esse é o universo do S.U (sertanejo universitário). Os cantores se vestem como emo, roqueiros ou como cantores de country, falam do campo sem nunca terem pego uma enxada na vida,fazem letras minimalistas e  é considerado uma "sub classe" do sertanejo até pela própria wikipedia. As primeiras duplas de S.U faziam realmente o estilo que era uma mistura do sertanejo e do rock rural e prometiam uma renovação. Mas as que vieram depois misturam tanto que hoje dia ninguém mais diferencia S.U de outra coisa ou seja virou "popnejo" com direito a "ataques e faniquitos" dos cantores e duplas ou seja, legítimos "rockstars"!
 
8)O estilo musical mais rebelde do Brasil
http://perlbal.hi-pi.com/blog-images/664022/mn/129570094189.jpgExiste no Brasil um estilo musical que rende milhares de reais ao ano, que sustenta um grandioso mercado fonográfico (onde a maioria dos CD/DVD comprados são originais),bailes lotados, com grandes músicos de renome,com várias rádios que tocam suas músicas. com um grande comércio e que possuí fãs principalmente no Sul e no Centro-Oeste do Brasil. Esse estilo não é composto por 1 mas sim por 5 ritmos principais (vanera, bugiu, valsa, xote e marchinha)e se chama "música gauchesca". Por algum motivo mesmo hoje em dia com o sertanejo, o arroxa e forró em alta ela não atrae os "grandes empresários do mercado musical" e segue sua jornada isolada sendo "o estilo musical mais rebelde do Brasil" ou seja consegue viver por conta própria sem jabá!

Tagged
Different Themes
Written by Lovely

Aenean quis feugiat elit. Quisque ultricies sollicitudin ante ut venenatis. Nulla dapibus placerat faucibus. Aenean quis leo non neque ultrices scelerisque. Nullam nec vulputate velit. Etiam fermentum turpis at magna tristique interdum.

0 comentários